Evangelismo Criativo: Utilize os dons naturais para alcançar vidas

Evangelismo Criativo: “Compartilhe a mensagem em todos os momentos. Se necessário, faça-o sem recorrer a palavras”.

Você é daquele tipo de indivíduo que se sente limitado e acredita não ter a “aptidão” necessária para o evangelismo? A ideia de compartilhar sua fé o intimida? Bem-vindo ao clube! Muitas pessoas compartilham desse sentimento de não se sentirem prontas ou capacitadas para cumprir esse chamado.

A situação complica ainda mais quando falamos em “Evangelismo Criativo”. Parece que essas duas palavras nos afastam ainda mais do propósito para o qual Deus nos encarregou de levar as Boas Novas a todo o mundo e a toda criatura.

Leia também: As Diferenças entre Ser Cristão e Católico

Há alguns equívocos na afirmação de que alguém possa se sentir despreparado para cumprir a Grande Comissão, o chamado de Jesus Cristo para pregar a Palavra de Deus. Primeiramente, porque somos capacitados pelo Senhor para essa missão. Além disso, trata-se de uma ordem de Jesus Cristo para todos, conforme Marcos 16.15: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.

Todos nós fomos chamados para evangelizar, e é crucial compreender que isso é uma responsabilidade de todo cristão, testemunhar sobre a obra redentora de Deus na cruz. Portanto, você busca maneiras de realizar o evangelismo.

Minha ferramenta de evangelismo é a figura do palhaço. Estudo e aprimoro essa abordagem para impactar vidas. Existem também o louvor, a voz, o teatro, a interpretação e a dança, todos movimentos que podem ser ferramentas eficazes em um evangelismo criativo.

Todas essas ferramentas têm como base talentos naturais. Algumas pessoas possuem maior facilidade para se comunicar, sendo excelentes oradoras, e utilizam esse talento natural para transmitir suas mensagens. Indivíduos extrovertidos conseguem cativar e utilizam isso a seu favor.

Conforme está escrito em 1 Pedro 4.10: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”.

Você desenvolverá sua abordagem de evangelização orientado pelo Espírito Santo, que utilizará o que você já possui, seus talentos dados por Deus. Assim, invista o seu máximo potencial para alcançar vidas para Cristo.

Não estou afirmando que nossos talentos naturais ou as ferramentas que utilizamos no evangelismo criativo convencerão alguém. A Palavra de Deus é muito clara: “Quando ele [o Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” (João 16.8 – grifo do autor). No entanto, devemos ter em mente que Deus nos confiou a missão de comunicar o Evangelho.

O que é evangelismo? Talvez você não saiba nem mesmo o que é evangelismo. Vejamos a definição feita pelo teólogo Josep C. Aldrich sobre “evangelizar”:

“Evangelizar é expressar o que eu posso em Cristo, e explicar como eu vim possuí-lo. No sentido mais real, evangelização é exibir ao todo o caráter de Deus – Seu amor, Sua justiça, Sua integridade, e Sua fidelidade – através das particularidades da vida cotidiana. Portanto, a evangelização não é uma atividade ‘especial’, a ser realizada numa hora determinada. É o fluxo espontâneo e constante de uma experiência individual e coletiva em Cristo. Ainda mais especificamente, a evangelização é o que Cristo faz através da atividade de seus filhos, à medida que eles são envolvidos na proclamação, comunhão e serviço.”

Portanto, está claro que evangelizar é manifestar o caráter de Cristo no cotidiano, no dia a dia, e ser um pequeno Cristo por onde você for. Tem uma frase atribuída a Francisco de Assis, que disse: “Compartilhe a mensagem em todo tempo. Se necessário, faça-o sem recorrer a palavras”.

Evangelismo Criativo Compreendemos que é papel de todo cristão a evangelização, que se inicia pelo testemunho de uma vida em Cristo, que vai além de frequentar o culto ou participar de uma célula, mas envolve uma vida íntima com Cristo. Assim, sem palavras, minhas ações impactarão vidas.

Contudo, ao utilizarmos estratégias evangelísticas específicas para alcançar determinados grupos de pessoas, seja em presídios, casas de acolhida, hospitais, entre outros, precisamos recorrer à criatividade, ou o que chamamos de “Evangelismo Criativo”, que consiste em usar seus talentos naturais de forma criativa para falar do amor de Deus.

Reconheço que o evangelismo criativo torna essa missão ainda mais desafiadora, pois nos impulsiona a buscar o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de nossos talentos. Há também a dimensão espiritual a considerar. Muitas vezes, somos criativos ao decorar nossas casas, jardins, carros e em diversas outras atividades que exigem essa habilidade, mas enfrentamos dificuldades em evangelizar com criatividade.

Existem algumas barreiras que explicam o bloqueio criativo para nossas atividades eclesiásticas. A primeira delas é a religiosidade, que nos impede de sermos criativos, pois está sempre fundamentada em rituais e uma falsa sacralidade. Superar essa barreira muitas vezes significa lidar com críticas.

No ambiente hospitalar, utilizo a estratégia de tocar músicas seculares que não contradizem a Palavra de Deus, e muitas pessoas em leito de morte solicitam canções de artistas antigos, como Roupa Nova ou Roberto Carlos, e nós as reproduzimos tranquilamente. Isso cria empatia e abre espaço para compartilharmos o Evangelho.

@tkjovemcristao

Acertou alguma?? Kakka taamarradooutanabiblia tanabibliaoutaamarrado viral fy

♬ som original – Pregando a palavra – Jovem Cristão

Outra barreira para o evangelismo criativo surge quando buscamos ideias revolucionárias, concepções que, em nossa mente, transformarão todo o mundo ou que necessariamente precisam ser extraordinárias. Acreditamos que, se a ideia for simples, ela não é criativa. Isso é um mito! Usar ide

ias simples, com nuances locais e culturais, muitas vezes é mais eficaz do que algo exagerado.

O evangelismo criativo não mudará o mundo inteiro, mas pode transformar o mundo de uma única pessoa, tornando essa empreitada valiosa.

Também não é necessário copiar o que já está sendo feito. O que o Senhor inspira em alguém não significa que será bem-sucedido para aquele que copia. Busquem em Deus por meio da oração e da intimidade com o Espírito Santo. Lembre-se de que o Senhor pode conceder sabedoria a quem a busca (Tiago 1.5).

O EVANGELISMO CRIATIVO é quando você utiliza seus talentos e dons de maneira estratégica e única para alcançar vidas.

Atualmente, nos hospitais, adoto uma estratégia muito simples para falar do amor de Jesus às pessoas: mandei confeccionar receituários de “doutor palhaço” nos quais prescrevo “medicações” e, ao final, utilizo um carimbo também confeccionado por mim.

Quando as pessoas leem a receita, encontram recomendações sobre o uso da fé, da salvação e da oração. Muitas se emocionam, muitas fazem uma oração entregando suas vidas, pois a criatividade está a serviço de Deus.

Deus o chama a utilizar toda a criatividade que Ele lhe concedeu para impactar vidas. Chega de se sentir despreparado; apenas peça ao Senhor e tenha um coração disposto, experimente a criatividade do Céu.

“E assim, seja o que for que vós pedirdes em meu Nome, isso Eu farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” (João 14.13)

Autor: Rudney

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *